Adolescentes e Adultos
Se durante os primeiros anos de vida ocorrer uma privação do estímulo auditivo, o cérebro se reorganiza de tal forma que não mais responderá aos estímulos sonoros de maneira adequada.
No entanto, crianças mais velhas, adolescentes e adultos com surdez pré-lingual (surdez precoce, antes do desenvolvimento da fala) também podem ter benefício com o implante coclear.
Alguns dos principais fatores que determinam o sucesso nesses pacientes são a fala desenvolvida (ou seja, o principal modo de comunicação ser a linguagem oral), o estímulo prévio com aparelho auditivo, boa leitura orofacial. Nestes casos, por mais que os aparelhos auditivos não sejam suficientes para oferecer uma audição “normal”, permitem que a via auditiva seja estimulada e impedem uma completa “colonização” e reorganização do córtex cerebral. Assim, mesmo adultos com surdez pré lingual podem ter algum benefício ou até mesmo um ótimo resultado com o implante coclear. O papel do profissional de fonoaudiologia, que é muito importante em todas as etapas da reabilitação auditiva do paciente surdo, é ainda maior neste grupo. A intervenção destes profissionais é muito importante para o desenvolvimento da fala e leitura orofacial.