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Avaliação da audição em crianças

Toda a avaliação da audição em crianças, solicitação de exames, diagnóstico e definição de condutas deve ser feita por médico otorrinolaringologista. A avaliação auditiva começa com a triagem auditiva neonatal ou teste da orelhinha.

Crianças pequenas precisam de ser avaliadas por testes objetivos, que não dependam da sua colaboração. Os exames eletrofisiológicos mais importantes são o BERA ou PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico) e o PEAEE (Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável). Devem ser realizados sob sedação. É possível a realização destes exames sem sedação (sono natural) em geral até os 4 a 6 meses de idade.

• PEATE:
Fornece informações sobre o funcionamento do nervo da audição e tronco encefálico. Estímulos auditivos são fornecidos por um fone de ouvido ou vibrador ósseo. A resposta deste estímulo é captado por eletrodos colocados no lóbulo da orelha e na fronte. Estas repostas são as ondas auditivas captadas desde o nervo até o tronco. Este exame é essencial na avaliação auditiva de crianças pequenas e pode ser necessária sua realização por mais de uma vez ao longo dos primeiros anos de vida.  Não deve ser usada isoladamente ou substituir avaliação comportamental. Fornece informações sobre a localização da lesão (se na cóclea ou no nervo), sobre a maturidade das vias auditivas, sobre o limiar da audição (qual o grau da perda de audição).

• PAEE: (Potencial auditivo de estado estável): Exame que pode ser usado objetivamente para estimar o limiar auditivo (o quanto a criança escuta) em diferentes frequências. É complementar ao BERA e, em geral, os dois testes são realizados no mesmo momento. 

Outros exames como as emissões otoacústicas e impedanciometria fazem parte da avaliação auditiva da criança. O primeiro auxilia na confirmação de perda auditiva sensorioneural e na localização da lesão, se na cóclea ou retrococlear (nervo da audição, tronco encefálico). A impedanciometria avalia a integridade e função do ouvido médio- mobilidade da membrana timpânica, mobilidade ossicular por exemplo.

Avaliação comportamental é muito importante. Deve sempre ser realizada na suspeita de perda auditiva.  Após os 6 meses, é considerada o exame padrão- ouro. Audiometria com reforço visual e comportamental podem ser realizadas a partir de 6 meses de idade.


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