E depois da Cirurgia?

A ativação do implante coclear é realizada cerca de 1 mês após a cirurgia pela equipe de fonoaudiologia. Dura em média 2 horas.
Na ativação o processador (componente externo) é conectado ao componente interno pela primeira vez. É quando o implante é ligado. Na ativação serão reguladas as características (intensidade, velocidade) do estímulo que vai chegar ao nervo auditivo.
É sempre um momento muito aguardado, e que gera grandes expectativas. A reação do paciente e os resultados iniciais variam muito.
Inicialmente pode gerar estranheza e até desconforto (principalmente em pacientes com surdez pré-lingual). O som não parece natural. O grau de compreensão de fala na ativação também é variável. Muitas vezes vivenciamos momentos muito emocionantes nesta etapa.
Nos primeiros anos (principalmente nos dois primeiros anos após o implante coclear) são necessárias avaliações regulares pela equipe de fonoaudiologia para mapeamentos. Nos mapeamentos são realizados ajustes para que o som fique mais nítido.
Muitos pacientes precisarão de terapia fonoaudiológica para ter um melhor resultado.
Com o tempo de uso e os ajustes corretos, os sons vão ficando mais claros e naturais. O cérebro passa a se acostumar com esse novo estímulo e o som vai ficando cada vez mais agradável.