Indicação de Implante Coclear em Adultos e Idosos
Perda auditiva é muito comum em adultos. Em alguns casos a surdez é permanente e pode causar grande impacto na vida dos pacientes. Pode levar à dificuldade de compreensão, dificuldades no trabalho, isolamento social e depressão.
Causas relativamente frequentes de perda auditiva são as de origem familiar, perda auditiva induzida pelo ruído, otites médias crônicas e a otosclerose.
Algumas doenças causam, além de perda auditiva, zumbido e tontura. A Doença de Meniere é o principal exemplo.
Em casos de surdez severa profunda, com baixa compreensão de fala, quando os aparelhos convencionais não permitem ganho auditivo satisfatório, o implante coclear está indicado.
Nos últimos anos, a restauração da função auditiva com os implantes cocleares alcançou grande sucesso em pacientes adultos com surdez pós-lingual (ou seja, pacientes que escutavam, desenvolveram a fala e por algum motivo perderam a audição).
No entanto, adultos com surdez pré-lingual (surdez precoce, antes do desenvolvimento da fala) também podem ter benefício com o implante coclear. Alguns dos principais fatores que determinam o sucesso nesses pacientes são a fala desenvolvida (ou seja, o principal modo de comunicação ser a linguagem oral), o estímulo prévio com aparelho auditivo, boa leitura orofacial. Assim, mesmo adultos com surdez pré lingual podem ter algum benefício ou até mesmo um bom resultado com o implante coclear.
Nas últimas décadas, os critérios de seleção têm se expandido para incluir os pacientes idosos, bem como pacientes com múltiplas deficiências e anatomia coclear anormal e surdez unilateral.
A indicação do implante coclear depende da avaliação otorrino;aringológica, audiológica e fonoaudiológica.
A realização dessa cirurgia está incluída no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Portanto, se há indicação, todo convênio deve cobrir o procedimento e aquisição do equipamento.