Voltar para Notícias

Tipos de perda auditiva

• Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há algum problema na condução do som até a cóclea, ou seja, por problemas na orelha externa ou média.
Possíveis Causas: cerume, perfuração da membrana do tímpano, alteração da cadeia ossicular (erosão por infecção crônica; desarticulação; fixação por infecção crônica ou otosclerose), secreção no ouvido médio (otite média aguda, otite serosa).


• Perda Auditiva Neurossensorial: Ocorre quando há algum problema na cóclea ou no nervo da audição. Alterações cocleares são as causas mais comuns de surdez neurossensorial (cerca de 90%). Dentre as causas, podemos citar a presbiacusia (perda auditiva pela idade), perda auditiva induzida pelo ruído, hereditária, uso de medicamentos ototóxicos (medicamentos que causam lesão à orelha interna), alteração na irrigação do ouvido, infecções virais. Alteração no nervo da audição é menos comum que a alteração coclear, correspondendo a cerca de 10% das perdas neurossensoriais. Entre as causas mais comuns estão a inflamação do nervo auditivo, causas hereditárias e tumores.


Os exames de audiometria e impedanciometria permitem definir o tipo de perda e quantifica-la em leve, moderada, severa, profunda. Em alguns casos e em crianças outros exames são necessários, como BERA, emissões otoacústicas, potencial evocado auditivo de estado estável.

COMPARTILHAR