Surdez em adultos
Perda auditiva é muito comum em adultos. Pode ser um sintoma temporário causado por uma infecção aguda do ouvido médio ou externo, por uma mudança da pressão atmosférica (durante pouso ou decolagem em uma viagem de avião por exemplo) ou até mesmo por cerume.
No entanto, em alguns casos a surdez não é temporária e pode causar grande impacto na vida dos pacientes. Pode levar à dificuldade de compreensão, dificuldades no trabalho, isolamento social e depressão.
A perda auditiva pode ser neurossensorial ou condutiva (ver – Tipos de Perda Auditiva)
Causas relativamente frequentes de perda auditiva neurossensorial (por alteração do ouvido interno) são as de origem familiar e a perda auditiva induzida pelo ruído.
Dentre as causas de perda auditiva condutiva podemos citar as otites médias crônicas (pode ocorrer perfuração do tímpano, erosão ou fixação dos ossículos) e a otosclerose.
A otosclerose, também chamada otospongiose, é uma doença óssea do ouvido caracterizada por alteração da mineralização óssea. Tem como principal consequência a fixação do estribo (um dos ossículos que transmite o som para o ouvido interno) com consequente perda auditiva condutiva.
Algumas doenças causam, além de perda auditiva, zumbido e tontura. A Doença de Meniere é o principal exemplo.
O zumbido é um sintoma muito comum em pacientes com perda auditiva e, às vezes, causa mais incômodo ao paciente que a própria surdez. A principal maneira de melhorar o zumbido é o tratamento da própria perda auditiva.